domingo, 13 de julho de 2025

"Meticuloso"

Da série de postagens com conteúdo semi-aleatório, divagantes. 

Acho divertido como, conforme vai passando o tempo, a gente tende a ir criando expressões e termos, em conversas com amigos, que só fazem sentido por conta dos contextos em que os termos surgiram. Hoje, o termo que trago é "meticuloso", que não tem nada a ver com o sentido do dicionário.


Esse termo surgiu quando ainda estava em Teixeira, em conversas pseudo-filosóficas com o Pepe. A gente estava conversando sobre aquarelas e efeitos de luz nas aquarelas. Pepe fez alguns comentários que me fizeram pensar em um monte de coisas, criar um monte imagens, na minha cabeça. Na hora de traduzir em palavras, eu disse umas 2 ou 3 coisas. Logo depois, aconteceu de novo a mesma coisa, com eu dizendo mais ou menos o mesmo que antes. Achei a situação engraçada. Comecei a tentar explicar pra ele esse fenômeno: "... sabe quando você tem um universo de coisas na cabeça, e na hora de traduzir vira...", e ele disse, com a maior naturalidade, "meticuloso".  

Então, hoje tenho um nome pra esse fenômeno, que me acontece com uma certa frequência. "Meticuloso" é essa perda de informação na hora de traduzir o universo de coisas da cabeça para palavras. Tinha ficado de pintar esse conceito. Hoje, finalmente, terminei de pintar (depois de meses)!


Nenhum comentário:

Postar um comentário