sábado, 28 de junho de 2025

Aquarela: A Arte do Caos

Aqui, tava tentando aprender técnica de fazer gotinhas

Esse blog é a minha miscelânia pessoal caótica da vida, do universo e de tudo o mais. Então bora falar dessa forma de pintura que te faz aceitar que controle é uma ilusão, e que aprender a trabalhar a falta de controle sobre as coisas pode ser uma arte XD. 

Aquarela é essa forma de pintura que envolve tintas à base d'água e, obviamente, água. Você consegue diferentes efeitos, dependendo da proporção de água e tinta que você usa, além das diferentes técnicas (e o que não faltam são tutoriais no youtube). 

Sempre tive um pouco de birra com seguir à risca técnicas pros meus hobbies. Acho, na verdade, que isso tem mais a ver com eu ter dificuldade de prestar atenção e lembrar dos detalhes do que qualquer outra coisa. A aquarela me ajudou um pouco a lutar contra essa birra, já que ela não é uma forma de pintura muito intuitiva (pelo menos não pra mim). Outro

aspecto que me faz amar e odiar a aquarela, é a aletoriedade envolvida. A aquarela tem alguns elementos meio de "vida própria", especialmente nas pinturas, ou etapas da pintura, que envolvem mais água. A beleza da aquarela está em tentar usar isso a seu favor. Olha aí as metáforas pra "arte de viver": aprender a lidar com o caos e aleatoriedade da vida, e usar isso a seu favor, se possível. Juro que nem tinha pensado nisso quando comecei a escrever esse post.


Ano passado foi o meu ano das aquarelas. Estava morando em Teixeira de Freitas, e passando por umas fases meio conturbadas, emocionalmente. Gostava de pintar aquarelas coloridas e pendurar na

parede, porque coisas coloridas me deixam mais feliz. Acabou sendo uma mistura de tentar me expressar, jogar cor no ambiente e guardar algumas recordações. Detalhe é que algumas das minhas tintas são neon e brilham na luz negra, o que acabou me fazendo viciar em usar tinta neon e tentar criar efeitos pra ver elas no escuro, à noite, com luz negra XD.

Esse ano, morando em Porto Alegre, não tenho onde pendurar minhas aquarelas, e isso acaba me desmotivando um pouco de pintar.  Maaas, quero tentar voltar a pintar, pelo menos um pouquinho. Então, vou deixar registrado aqui as minhas principais aquarelas.

Adorava assistir o pôr-do-sol do quintal da minha casa...
tentei criar uma recordação disso
Aquele clichêzinho básico... mas acho que todo mundo que viver
o suficiente vai ter o seu...


Minhas gatinhas amadas

That lingering feeling
Minha personagem de D&D, druida (obviamente). Atualmente ela tem uma simbiose com
uma entidade que é um fungo senciente. 

Fiz essa esse ano, de aniversário pra Rô. Consegui entender a dificuldades que as
IA's tem em desenhar mãos... 


Pra mais informações inúteis, ou não sobre a minha vida o universo e tudo mais, não dê joinha e não compartilhe, mas pode deixar seu comentário (mensagem pros um ou dois leitores assíduos que meu blog possa ter XD). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário