sábado, 6 de outubro de 2018

Museus a Céu Aberto e Outras Culturas: A Melhor Viagem que já fiz! - Parte 1

Ruínas da Biblioteca de Celso - Éfeso, Turquia

Há uns meses atrás tive a incrível oportunidade de viajar pela Itália, Grécia e um pedacinho da Turquia. Foi uma experiência completamente surreal pra mim, que nunca tinha saído do país (bom, com exceção de uma passada rápida pela Argentina esse ano, quando fui a um congresso em Foz do Iguaçu). Desde então venho querendo escrever um post descrevendo um pouquinho da viagem, mas sempre acabo esquecendo. Dessa vez vai!

Veneza

Começamos nossa viagem em Veneza, na Itália. Veneza é bastante famosa por
suas ilhas e pelos barquinhos turísticos que circulam na região. Maaas, Veneza também inclui uma região continental. Foi lá que ficamos hospedadas (como todo mero mortal que não está no nível do Elon Musk). Infelizmente não tivemos muito tempo de explorar essa região. Nossos passeios se concentraram no Centro Histórico e arredores de Veneza, onde a maior parte dos monumentos se encontra.
Praça de São Marcos, em Veneza. O Palácio Ducal é o primeiro prédio à direita, a Basílica de São Marcos é o prédio de trás, a Biblioteca Marciana é o primeiro prédio à esquerda e o Campanário de São Marcos aparece logo atrás (aquela torre alaranjada alta).
 Essa foto aí de cima, tirada na praça de São Marcos, dá uma idéia da concentração de monumentos e prédios históricos nessa região. A maior parte dessas construções é mais ou tão antiga quanto o Brasil!! Por isso acho tão surreal visitar esses lugares. Imagina quantas gerações, quantas culturas, já passaram por ali! Esse tipo de experiência acaba sendo uma espécie de viagem no tempo, o único tipo de viagem no tempo que temos acesso atualmente (pelo menos no sentido presente-passado).

Veneza também possui uma fábrica de vidro Murano, aberta à visitação. Esse tipo de vidro, que é bem artesanal e geralmente colorido, era originalmente produzido na ilha de Murano, que faz parte de Veneza.  Os vídeos abaixo, que gravei na nossa visita a essa fábrica, são uma amostrinha desta experiência hipnotizante e divertida que é assistir a manipulação de vidros em estado não sólido.
Um fato curioso sobre Veneza é que de tempos em tempos ocorre um fenômeno chamado de acqua alta, que são inundações que acontecem por causa das marés altas. Essas inundações, que vem se tornando cada vez mais frequentes, são geralmente previstas com uma certa antecedência, e nesse caso são colocadas
pontezinhas nas regiões mais afetadas (como por exemplo a Praça de São Marcos, que é uma região de nível bem próximo ao nível do mar). Mas é claro que Poseidon resolveu abrir uma exceção, durante a nossa visita, e nos homenagear produzindo esse fenômeno fora de época (o que significa, é claro, que não havia pontezinhas)...
Resumo da história: com a água até o joelho, pudemos sentir a essência de Veneza bem mais literalmente do que esperávamos XD...

Bom, eu poderia ficar horas aqui falando sobre Veneza, sobre as charmosas ruelas, o clima simpático e aconchegante dos bares e restaurantes, sobre o romantismo que  as gôndolas deixam no ar quando passam por debaixo das pontes nos corredores aquáticos de Veneza, ecoando músicas próprias.
Mas essa viagem não parou por aí. Ficamos menos de dois dias em Veneza e a
minha única frustração é não ter tido tempo de visitar a Biblioteca Marciana, umas das maiores bibliotecas da Itália.

Três coisas para mim são muiito importantes quando visito um lugar novo: conhecer os museus locais, visitar bibliotecas (se forem históricas ou fora do usual) e visitar supermercados (cultura alimentar!). Nessa
viagem, não tive muita sorte nos dois últimos itens :-(. Mas a viagem foi fantástica anyway.

.......

Florença

....

Dante Alighieri

Depois de Veneza, fomos para Florença, a cidade de muita gente importante, como Michelângelo (um dos artistas mais fantásticos de todos os tempos)  e o Leo da Vinci ❤️ (preciso fazer um post sobre ele), um dos pais da ciência (e de outras áreas também, já que ele era um "tudologista"/"generalista"). Ficamos

horas caminhando por Florença, tirando fotos e ouvindo sobre as histórias de cada monumento. Há muiitas igrejas e catedrais muito antigas e monumentais. A  Piazza San Giovanni concentra alguns dos prédios mais monumentais que vi em Florença. Nessa última foto aqui da direita, por exemplo, é possível ver o Batistério de São João (esse prédio exagonal), que é um dos prédios mais antigos de Florença, tendo sido contruído no século XI.
Ponte Vecchio
 E é claro, não posso deixar de falar da Ponte Vecchio, a ponte mais antiga de Florença, construída em 1345 (a última versão), que atravessa o rio Arno. A vista de lá é fantástica! Um fato interessante é que ela foi a única ponte de Florença a não ser destruída pelos alemães na segunda guerra mundial.

Pisa

Pisa, a cidade de outro pai da ciência, Galileu Galiei.

Saindo de Florença e a caminho de Roma, demos uma passada muito rápida na Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres), onde fica a torre de Pisa. Há vários prédios monumentais lá, infelizmente não tivemos tempo ($$) para entrar em nenhum. A praça é bem engraçadinha, e os prédios são impressionantes mesmo vistos de fora.

Andando um pouquinho por essa praça e arredores, descobri que há uma faculdade lá, a faculdade de medicina e cirurgia da universidade de Pisa, algo que achei interessante. Melhor que isso, só se fosse uma faculdade de Física XD. Imagina estudar/trabalhar numa universidade ao lado da torre de Pisa...

Roma

Fontana di Trevi - Roma (fonte dos desejos)
Roma, um dos berços da civilização ocidental.

Como é de se esperar, há uma infinidade de  lugares com muita história para conhecer lá. Museus, prédios históricos, praças, monumentos, catedrais e, é claro, um país inteiro, o Vaticano. Ficamos por lá por mais tempo do que em qualquer outro lugar, e mesmo assim faltou conhecer muita coisa. Pode não ter sido o lugar mais divertido que visitamos nessa viagem, mas foi um dos mais interessantes, em termos de riqueza histórica. Os principais monumentos de Roma ficam no Centro Histórico, que é também um dos lugares mais caros para se viver.
No primeiro dia em Roma, passamos horas turistando pelo centro histórico e aprendendo um pouquinho da cultura local e da história por trás dos monumentos. Um desses monumentos é essa fonte do desejos, a Fontana di Trevi,  que já foi cenário do filme A Doce Vida, dirigido por  Federico Fellini. Existe, obviamente, uma tradição de se jogar uma moeda nessa fonte e fazer um desejo. Em 2016 as moedas da fonte foram recolhidas, somando um milhão e meio de euros. Curiosamente, esse dinheiro foi doado para projetos de beneficiência, e provavelmente pôde satisfazer os desejos de muita gente. Talvez não os desejos de quem jogou a moeda, mas pelo menos algo positivo saiu dessa tradição.

Panteão
Templo Adriano
 Outra construção monumental famosa é o Panteão (que é o prédio com colunas gigantes que aparece no vídeo ali em cima), construído originalmente entre 27a.C e 25a.C. Um fato interessante é que esse prédio é cheio de furos, assim como o Templo Adriano (construído em 145d.C) e o Coliseu (construído entre 72 e 80d.C), entre outros.
Coliseu
Isso por que originalmente esses prédios eram revestidos de mármore, que ficava preso por grampos de metal. Com o tempo essas estruturas foram se deteriorando e o mármore saqueado, restando apenas os furos.

Interior do coliseu
Bom, já que mencionei o Coliseu, vamos falar um pouquinho mais sobre essa estrutura suuper famosa. O Coliseu é o maior anfiteatro já construído na face da terra! Boa parte dele não existe mais (na foto ali em cima à direita dá pra ver que está faltando uma camada de fora). Uma curiosidade interessante é que dentre as diversas atividades já realizadas nesse anfiteatro, era possível realizar simulações marítimas ali!!! Sim, isso mesmo! ENCENAÇÔES MARÍTIMAS COM ÁGUA DE VERDADE DENTRO DO ANFITEATRO! Pera, deixa eu me recompor...ok, continuando...Isso por que era possível inundar  a arena através de túneis e celas subterrâneos (aquela região em que se acredita que os gladiadores permaneciam logo antes de entrarem para lutar).  Pelo menos alguma das atividades que eles faziam ali era suuper cool...

Basílica de São Pedro
Além desses prédios monumentais famosíssimos, Roma também possui um país inteiro no seu interior, o Vaticano. Dentro do Vaticano há, obviamente, uma super concentração de prédios religiosos ultra  monumentais, como a Basílica de São Pedro (o maior prédio católico,  cheio de obras de arte, incluindo trabalhos de Michelângelo) e os Museus do Vaticano, onde fica a impressionante Capela Sistina, que foi baseada na descrição bíblica do templo de Salomão. Infelizmente, é proibido tirar fotos dentro da Capela,
Teto da Capela Sistina
Pintura de Michelângelo 3D
mas é nela que se encontra uma das mais impressionantes pinturas feitas por uma única pessoa. A pintura foi feita no teto da Capela por Michelângelo (a contra-gosto) e é completamente incrível! Michelângelo é também autor de muitas outras obras expostas no complexo de museus do vaticano. O interessante é que, como ele se considerava muito mais um escultor do que um pintor, algumas de suas pinturas criam ilusões de óptica, dando a sensação  de serem esculturas 3D.
Bom, é possível ficar horas andando dentro do complexo de museus do vaticano, admirando a quantidade absurda de obras artísticas fantásticas, que preenchem cada centímetro desses prédios. Mas deixo aqui apenas um gostinho dessa experiência. O vídeo ali em cima mostra um dos muiitos corredores dos museus.

Nápolis e Capri

Capri
Por fim, visitamos muito rapidamente Capri, que é uma ilha lindíssima perto de Nápolis. Infelizmente, não chegamos a conhecer Nápolis como eu gostaria, ou se quer comer a famosa pizza napolitana, mas valeu a pena conhecer Capri. O que mais chama a atenção são as paisagens fantásticas e a cor maravilhosa do mar. Aqui, os monumentos são as paisagens, esculpidas por diferentes fenômenos naturiais.

E assim termina a nossa viagem pela Itália. A próxima parada é a Grécia. Mas isso fica para o próximo post. :)