terça-feira, 28 de julho de 2009

Palhaçada!!

Bah, os caras não têm mais o que inventar...
Como se não bastassem as tradicionais "meias" na cabeça ( =p ), agora eles se vestem de palhaço (deixando transparecer a realidade...)...

Olha a reportagem:

http://br.noticias.yahoo.com/s/27072009/25/manchetes-grupo-fantasiado-palhaco-assalta-loja.html

Tá aí! Por isso nunca gostei de palhaços... =p

Mas também...de repente os caras tentaram trabalhar honestamente e alguém fez eles de palhaço... =p (altamente sem graça hehe)

sábado, 25 de julho de 2009

NUMB3RS


Alguns canais de tv por assinatura passam um seriado chamado numbers. Ao contrário da grande quantidade de antipropaganda que se faz em relação à matemática, esse seriado mostra como a matemática pode ser aplicada diretamente às mais diversas situações do dia-a-dia. No programa, o FBI recebe a ajuda de um matemático para solucionar casos criminais.

Isso me faz lembrar de uma frase bem comum de se ouvir quando se está no colégio, algo como "...por que aprender isso?? eu nunca mais vou usar mesmo!", em relação a áreas da matemática.
Acho que não seria má idéia passar uns epiśodios do numbers em aulas do magistério hehe


O que realmente me intriga é a idéia bastante comum de que a matemática é uma invenção da mente humana. É claro que inventamos os símbolos, descobrimos métodos, etc. Mas a questão é, por que escolhemos alguns métodos, ao invés de outros? por que alguns são consideravelmente mais eficientes do que outros?

Se considerarmos que a matemática é uma linguagem, então por que pessoas que nem se conhecem ou conhecem o trabalho umas das outras, podem desenvolver métodos com uma linguagem diferente, sobre um determinado assunto comum, ambos os métodos funcionais e ambos fornecendo os mesmos resultados? Qual das linguagens é a linguagem matemática? matemática seria um conjunto de linguagens?

Bom, o simples fato dos métodos matemáticos funcionarem indica uma conexão com o mundo físico. Isso já diz algo sobre a arbitrariedade da "construção" dos métodos, e sobre o quanto deles é realmente inventado. Se supusermos que a matemática é pura invenção da mente humana fica um pouco complicado explicar, por exemplo, como podemos descobrir e prever fenômenos físicos utilizando matemática pura, muitas vezes, e como métodos matemáticos as vezes nos permitem detectar erros filosóficos que possuíamos .

Resumindo, a humanidade descobriu, e continua descobrindo métodos que são extremamente eficientes em uma quantidade absurda de situações. Existe algo que faz com que esses métodos sejam mais eficientes do que outros, caracteristicas intrínsecas ao universo, e quem sabe mais básicas do que o próprio? Se supusermos que as leis físicas que funcionam na terra também funcionam no resto do universo (por sinal esta é uma suposição básica na física), então supomos também que se a "matemática" funciona aqui, deve funcionar no resto do universo. Assim, ela não deve depender de uma linguagem específica, e muito menos dos humanos.

Por enquanto vou ficando por aqui...

sexta-feira, 17 de julho de 2009

mais um...

Poema que eu fiz há um bom tempinho....











Se eu pudesse...


E se eu pudesse encontrar
todas as causas e razões,
continuaria a buscar
desmancharia as ilusões.

E se eu pudesse descobrir
por que corremos sem pensar
e nem paramos pra ouvir
e desviamos o olhar.

Desaprendemos a escutar,
já não sabemos refletir
no que nos faz caminhar,
já não podemos sentir.

E se eu pudesse aprender
o que faria a diferença,
qual o ramo percorrer,
eu mudaria a sentença?

O tempo voa como o vento,
à noite vem o temporal,
trazendo grande tormento
à borboleta e ao pardal.

O vôo traz a ventania,
o dia surge no final,
trazendo junto a harmonia,
levando embora o vendaval.

O que sabia não mais sabe
se o que se sabe se sabia,
sabendo que não soube
saber se saberia

que o vento a soprar
sempre continuaria
e o que estivesse a chegar
apenas surpreenderia.

E se eu pudesse caminhar,
a pé eu andaria,
procuraria não pisar
em quem já era, e foi um dia.

E se eu apenas pudesse...
encontraria o lugar
e a maneira eu buscaria
fazendo o vento regressar
ao futuro eu retornaria....